Exclusivo

EUA

Sondagem: 50% dos americanos entre os 18 e os 45 anos não acredita que a “democracia seja a melhor forma de governação”

Trump durante um comício em Waterloo, Iowa
Trump durante um comício em Waterloo, Iowa
Scott Olson/Getty Images

O arranque das eleições presidenciais americanas já tem data marcada: 15 de janeiro de 2024, dia que se inaugura o ciclo das primárias. Até 5 de novembro a ansiedade coletiva poderá originar cenas de violência. dado o que está em causa: “a sobrevivência da democracia”

Sondagem: 50% dos americanos entre os 18 e os 45 anos não acredita que a  “democracia seja a melhor forma de governação”

Ricardo Lourenço

Correspondente nos Estados Unidos

No próximo Dia de Martin Luther King Jr., dentro de duas semanas e meia, é dado o tiro de partida para as presidenciais americanas, com o início do processo de seleção do candidato republicano. Segundo todas as sondagens, o caucus do Iowa marcará o início da marcha triunfante do ex-Presidente Donald Trump rumo a mais um frente a frente contra o inquilino da Casa Branca, Joe Biden, a 5 de novembro.

O feriado federal celebra-se na terceira segunda-feira do primeiro mês do ano. Desta vez coincide com o aniversário (15 de janeiro) do histórico líder do Movimento dos Direitos Cívicos. As marchas de King significaram a expansão da democracia americana, assente no reconhecimento dos direitos da população negra, escravizada desde a chegada das primeiras vítimas, em 1619.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: correspondenteusa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate