Quem é e o que se sabe sobre o atirador que fez dois ataques no nordeste dos EUA?
Pelo menos 18 pessoas perderam a vida em dois ataques. Quatro perguntas para perceber o que aconteceu esta quarta-feira nos Estados Unidos
Pelo menos 18 pessoas perderam a vida em dois ataques. Quatro perguntas para perceber o que aconteceu esta quarta-feira nos Estados Unidos
Jornalista
Os ataques ocorreram, esta quarta-feira à noite, no estado norte-americano de Maine, no nordeste dos Estados Unidos. Os disparos deram-se em dois locais da cidade universitária de Lewiston: numa pista de bowling (primeiro ataque) e num restaurante (segundo ataque).
O primeiro ataque iniciou-se às 19h locais (meia-noite em Portugal continental) no salão de bowling Sparetime Recreation, na zona norte da cidade. O segundo ataque aconteceu minutos depois, no restaurante Schemengees, na zona sul.
Depois dos ataques, as cidades de Lewiston, Lisbon e Bowdoin adotaram algumas medidas de contenção. A população das cidades foi aconselhada pelas autoridades a manter-se em casa. As autoridades também pediram às escolas que se mantivessem encerradas. Além disso, algumas lojas mantiveram-se fechadas ao longo do dia, como é o caso de algumas das lojas da cadeia Hannaford Supermarkets. “No interesse da segurança dos nossos clientes e associados, as seguintes lojas Hannaford localizadas na área imediatamente afetada permanecerão encerradas até novo aviso: Auburn; Brunswick (Cooks Corner); Brunswick (Elm Street); Gray; Lewiston; Mechanic Falls; Topsham; Turner e Yarmouth”, lê-se num comunicado publicado no Facebook.
O suspeito dos ataques ainda não foi capturado. Chama-se Robert Card e tem 40 anos. Segundo as redes sociais da polícia de Maine, Card tem na sua posse uma arma semiautomática do tipo AR-15. Robert Card é um instrutor de armas e militar na reserva.
“Card está armado e é perigoso”, lê-se na página de Facebook das autoridades de Maine. “Se for visto, as pessoas não devem aproximar-se de Card ou estabelecer contacto com ele. A ordem de abrigo no local mantém-se em Lewiston”, continua o comunicado.
Na cidade de Lisbon foi encontrado um “veículo de interesse” e, por isso, as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa. Vários agentes estão a participar na operação policial, incluindo o FBI e a ATF. A polícia de Androscoggin divulgou, segundo a Lusa, fotografias do suspeito. Estas mostram um homem branco, de camisola castanha e calças azuis-escuras, armado com uma espingarda semiautomática.
Segundo o The Washington Post, foi emitido um mandado de captura para o suspeito Robert Card. O suspeito está a ser acusado de, pelo menos, oito homicídios.
Uma fonte policial, adiantou, ainda, que Card teve problemas do foro mental este ano.
Pelo menos 18 pessoas nos ataques desta quarta-feira. Além dos 18 mortos já confirmados, há ainda 13 feridos a registar.
Apenas oito vítimas foram identificadas — motivo pelo qual o suspeito é, para já, acusado de oito homicídios. As autoridades estão a trabalhar para identificar as restantes vítimas mortais.
Não. Esta era uma cidade conhecida pela sua diversidade e qualidade de vida. Em 2017, a revista Forbes nomeou Lewiston como um dos melhores sítios para passar o tempo da reforma.
Lewiston tem cerca de 38 mil habitantes e é a segunda maior cidade do estado Maine. Segundo o The Washington Post, esta era uma cidade conhecida por ter uma baixa taxa de crimes violentos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cbarros@expresso.impresa.pt