EUA

Recandidaturas de Biden e de Trump às presidenciais de 2024 com pouco apoio entre os eleitores, mostra sondagem

Recandidaturas de Biden e de Trump às presidenciais de 2024 com pouco apoio entre os eleitores, mostra sondagem
BRENDAN SMIALOWSKI / getty

Pelo menos 44% dos democratas consideram que Biden não deveria concorrer às presidenciais do próximo ano, e cerca de 34% dos republicanos acham o mesmo em relação a Trump

Uma sondagem realizada pela Reuters/ Ipsos mostra que quase metade dos democratas não apoiam o eventual segundo mandato do Presidente Joe Biden e cerca de um terço dos republicanos considera que Donald Trump não deve concorrer às eleições presidenciais de 2024.

O inquérito, que conta com 1005 respostas (incluindo de 445 democratas e 361 republicanos), ficou concluído nesta segunda-feira, um dia antes de Biden ter oficializado a sua recandidatura à Casa Branca. Um dos motivos elencados pelos democratas que não apoiam a sua decisão (44%) é que Biden é demasiado velho para se recandidatar.

Joe Biden tem agora 80 anos, o que faz com seja o Presidente mais velho dos Estados Unidos e, se fosse reeleito em 2024, terminaria o seu segundo mandato de quatro anos com 86. Durante o anúncio da sua recandidatura, esta terça-feira, o líder norte-americano pediu aos eleitores mais tempo para “terminar o trabalho” que começou.

Donald Trump também conseguiu poucos apoiantes na sondagem: 34% dos republicanos inquiridos consideram que o anterior Presidente dos EUA, de 76 anos, não deve concorrer às presidenciais no próximo ano.

Se ambos voltassem a estar frente-a-frente nas próximas eleições, Joe Biden teria novamente vantagem sobre Donald Trump (43% versus 38% das intenções de votos dos eleitores inquiridos).

A seguir a Trump, o segundo candidato republicano favorito é o governador da Flórida Ron DeSantis, que ainda não anunciou oficialmente a sua candidatura à Casa Branca.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas