Simbolismo e obrigações financeiras forçam o anúncio, que poderá ocorrer já na terça-feira, revelam os media americanos. Ao Expresso, conselheiros do Partido Democrata confirmam essa possibilidade e adiantam cenários.
A maioria do eleitorado democrata prefere que Joe Biden não avance com uma recandidatura, segundo uma sondagem publicada esta sexta-feira pela Associated Press (AP) e a Universidade de Chicago. Contrariando esse desejo, o chefe de Estado americano deverá anunciar uma nova corrida presidencial na terça-feira.
“Citam a idade como a razão principal. Dizem que está velho”, afirma ao Expresso Kitty Kurth, uma conselheira veterana do Partido Democrata. “Além disso, aparentam indicar que a alegada fragilidade de Biden torna-o refém da ala esquerda do Partido, um setor conotado com elites que, supostamente, desprezam o cidadão comum. Julgo que essa observação será pouco válida, olhe-se, por exemplo, para a taxa de desemprego historicamente baixa ou para o desempenho nas intercalares do ano passado. O pior é que certos rótulos, por vezes, custam a sair”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: correspondenteusa@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes