Confrontos no Capitólio. Seis horas de horror em Washington, que resultaram em 4 mortos, 50 presos e 14 polícias feridos
Manuel Balce Ceneta
Incidentes começaram às 14h locais, com apoiantes de Trump a invadirem o Capitólio interrompendo a sessão que oficializava a vitória de Joe Biden e obrigando a polícia a usar armas de fogo. Uma mulher foi alvejada por volta das 15h, e o debate no Senado só foi retomado às 20h. Esta é a fita temporal do que se passou
O dia 6 de janeiro de 2021 vai ficar para a história como uma página negra da democracia nos Estados Unidos. Já eram esperados protestos por parte dos apoiantes de Donald Trump, numa manifestação que foi sendo incentivada pelo próprio nas redes sociais, com a contestação a vitória de Joe Biden. No entanto, isto chegou a um nível extremo que resultou em quase seis horas de horror em Washington, com milhares de apoiantes de Donald Trump a invadirem o Capitólio, em confronto violento com a polícia, obrigando a suspender sessão que oficializava a vitória do democrata Joe Biden no Congresso.
Por volta das 14 horas locais (19h em Portugal continental), os apoiantes de Trump entraram em confronto direto com a polícia, criando um cordão e a gritar 'Saiam, saiam", tentando forçar as portas e a partir janelas do edifício do Capitólio. A polícia ordenou aos senadores, repórteres e todas pessoas que se encontravam no edifício a manterem-se recolhidas.
Os apoiantes de Trump foram ficando cada vez mais violentos, obrigando a polícia a usar armas de fogo para proteger os congressistas que validavam a vitória de Joe Biden e todos os que se encontravam no interior do Capitólio.
Por volta das 15 horas locais (mais 5 em Portugal continental), chegou uma ambulância ao Capitólio para transportar uma mulher que tinha sido alvejada durante a invasão do edifício, e que a polícia confirmou depois estar morta. Os desacatos causaram vários feridos, e mais três pessoas acabaram por morrer depois de terem sido levadas ao hospital.
Além dos quatro mortos, os incidentes em Washington resultaram em 50 pessoas detidas, e pelo menos 14 polícias ficaram feridos, dois dos quais em estado grave.
Durante as horas de ocupação do edifício do Capitólio, tanto as forças de segurança, como os apoiantes de Trump utilizaram substâncias químicas, segundo adiantou a polícia.
Quatro horas depois do início dos incidentes o edifício do Capitólio foi declarado em segurança pela polícia de Washington.
Mas só às 20 horas locais (1h em Portugal continental) foi retomada a sessão no Senado de ratificação dos votos das eleições presidenciais dos Estados Unidos, oficializando a vitória eleitoral de Joe Biden.
Foi decretado recolher obrigatório em Washington a partir das 18h locais de quarta feira, entretanto prolongado por mais 15 dias, por decisão da presidente da Câmara de Washington, Muriel Bowser - o prazo termina já depois da tomada de posse efetiva de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos, a 20 de janeiro.
Donald Trump chegou a pedir aos seus apoiantes que invadiram o Capitólio para irem "para casa pacificamente", mas repetindo sempre a mensagem de que o resultado das eleições presidenciais tinha sido fraudulento.