O presidente-eleito Joe Biden venceu as eleições no estado da Geórgia, um bastião habitual dos candidatos republicanos. A informação é avançada pela CNN que assume, através de uma projeção, que o antigo vice-presidente conseguirá somar os 16 delegados ao Colégio Eleitoral que estavam em jogo neste estado, subindo para 306 o total de votos que lhe garantem o acesso à Casa Branca.
Com esta vitória, Biden conseguiu "virar" a seu favor cinco estados que, em 2016, quando Trump concorreu contra Hillary Clinton, foram ganhos pelo atual presidente. Além da Geórgia, também no Arizona, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin Joe Biden ficou à frente de Trump.
Na Geórgia, o sucesso do antigo vice-presidente durante os dois mandatos de Barack Obama foi alcançado através de uma margem muito curta de 0,28 pontos percentuais. A diferença entre os dois candidatos fixou-se em pouco mais de 14 mil votos.
A estação de televisão também fez uma projeção dos resultados na Carolina do Norte e atribui a vitória a Donald Trump, mas este desfecho não terá impacto na contabilidade final das eleições presidenciais. Este estado, onde Trump venceu também em 2016, elege 15 delegados, o que eleva o total do candidato republicano e ainda presidente para 232. Trump somou mais 73 mil votos do que Biden, o que garantiu uma vantagem de 1,3 pontos percentuais.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt