Exclusivo

EUA

Bem-vindos à Twilight Zone. Cinco horas dentro de um comício de Trump (reportagem e vídeos)

Bem-vindos à Twilight Zone. Cinco horas dentro de um comício de Trump (reportagem e vídeos)
CARLOS BARRIA

Donald Trump anunciou um comício no aeroporto de Reading, no território decisivo da Pensilvânia, e milhares de apoiantes andaram milhas para o ver e ouvir. O Expresso infiltrou-se no comício, falou com os fiéis, ouviu a playlist (que não é "America First") e fixou-se no “reality show” que ligou o Presidente ao público durante uma hora de discurso. Aviso: o que se segue pode ferir suscetibilidades

Bem-vindos à Twilight Zone. Cinco horas dentro de um comício de Trump (reportagem e vídeos)

David Dinis

Diretor-adjunto

“Mais oito anos!”, grita um deles, enquanto aguarda pacientemente que a fila se mexa, que avance. “Eles ficam zangados quando dizemos mais oito anos”. “Eles” são os Democratas. “Zangados" porque, claro, Trump só pode ficar mais quatro. A fila é imensa, tão grande como a provocação. E razoavelmente variada: latinos, mulheres, muitas mulheres. Vêem-se poucos negros. Mas muitos, muitos brancos. “White, suburban”, como é próprio desta zona da Pensilvânia.

Donna, uma mulher que veio sozinha “por amor” a Donald, lembra o dia em que o ouviu pela primeira vez: “Meu Deus, quem está a falar?” Foi em 2015, nas primárias republicanas, que ela se apaixonou e decidiu que ia voltar a votar. Agora, repetirá: “Ele acabou com o pântano” - o da política à antiga de Washington. “Se eles ganharem será a nossa última semi-eleição. Espero que um dos filhos dele se candidatem em 2024, sabe?”

Na fila, um pouco atrás, está um homem vestido de Capitão América - assim mesmo, da cabeça aos pés.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ddinis@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate