Eleições no Brasil

Lula da Silva após o voto: "É o dia 30 de outubro mais importante da minha vida, o povo vai definir o modelo de Brasil que deseja"

Lula da Silva após votar em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo
Lula da Silva após votar em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo
Antonio Lacerda

O ex-presidente e candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, votou em São Bernando do Campo e disse que o povo decidirá hoje, nas eleições presidenciais que podem definir seu retorno ao poder, o modelo de Brasil que deseja.

O ex-presidente e candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, votou em São Bernando do Campo e disse que o povo decidirá hoje, nas eleições presidenciais que podem definir seu retorno ao poder, o modelo de Brasil que deseja.

"Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, por que hoje o povo vai definir o modelo de Brasil que deseja, o modelo de vida que quer", declarou aos jornalistas depois de votar acompanhado do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, e da deputada federal eleita Marina Silva.

O candidato do PT chegou na sua zona eleitoral por volta das 09:00 locais (cerca das 12:00 horas em Lisboa) em São Bernando do Campo e, depois de votar, beijou o comprovativo, repetindo o gesto da primeira volta das eleições.

Lula da Silva enfrenta o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, numa das campanhas eleitorais mais tensas da história do país desde a redemocratização.

O ex-presidente demonstrou confiança e fez um discurso de pacificação ao falar, manifestando ter fé que os eleitores vão escolher um projeto que defende a democracia.

"As pessoas vão voltar a viver com cidadania e toda a decência que a cidadania deve ter (...) Peço a Deus que seja um dia de paz, um dia tranquilo para que as pessoas votem com tranquilidade e no final esperamos que possamos respeitar o resultado final", afirmou.

Bolsonaro, adversário do 'petista' votou antes dele, na Vila Militar do Rio de Janeiro, pontualmente às 08:00 horas da manhã (11:00 horas em Lisboa), no início da votação.

Na primeira volta das eleições realizadas em 02 de outubro, Lula da Silva venceu com 48,4% dos votos e Jair Bolsonaro acabou com 43,2%.

Em causa nestas eleições estão duas personalidades antagónicas que dividiram o país em dois numa polarização nunca antes vista na sociedade brasileira.

Os mais de 156 milhões de eleitores poderão votar até às 17:00 de Brasília (20:00 em Lisboa) nas mais de 570 mil urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

CYR//CFF

Lusa/Fim

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas