Brasil

Branco, “misterioso”, sem identificação e numa missão desconhecida: avião americano aterrou no Brasil com diplomatas a bordo

Branco, “misterioso”, sem identificação e numa missão desconhecida: avião americano aterrou no Brasil com diplomatas a bordo
Marta Ferreira

Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos, com fuselagem totalmente branca, aterrou de forma inesperada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A missão, envolvendo diplomatas norte-americanos, permanece um mistério, enquanto a aeronave segue agora para São Paulo. O pouso desperta especulações sobre a presença discreta dos EUA no Brasil, numa altura marcada por tensões diplomáticas recentes

Os meios de comunicação social brasileiros classificaram-no como o avião "misterioso" dos Estados Unidos. A aeronave do governo de Donald Trump, com a fuselagem integralmente branca e sem qualquer tipo de identificação ou insígnia, aterrou em Porto Alegre esta terça-feira com diplomatas a bordo.

Pertencente à Força Aérea dos EUA, com a matrícula 00-9001, o avião deixou uma base militar em Nova Jérsia, nos EUA, na segunda-feira, com destino Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Brasil. Antes de aterrar, passou pela Flórida e Porto Rico.

A razão da viagem? Desconhecida. Os EUA não explicaram o motivo de um avião da Força Aérea, que transportava diplomatas norte-americanos, ter vindo ao Brasil. A embaixada dos EUA, em Brasília, apenas referiu que tinham tido 'luz verde' das autoridades brasileiras.

Depois de estarem em solo brasileiro, segundo o jornal Metrópole, os diplomatas terão seguido para o consulado-geral dos EUA no bairro Passo d’Areia. E daí, seguiram novamente para o avião que partiu para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde se mantinha esta quarta-feira.

Quanto à missão diplomática que trouxe a aeronave e os diplomatas a solo brasileiro: uma incógnita. Sabe-se apenas que a aeronave está ligada ao 150.º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana (USAF), estando associada a missões especiais do Departamento de Estado dos EUA, sejam viagens de diplomatas, militares ou agentes da Agência Central de Inteligência (CIA).

Apesar de todas as autorizações terem sido dadas e protocolos legais cumpridos, a aterragem da aeronave norte-americana sem anúncio prévio gerou especulações nas redes sociais, especialmente pelo caráter reservado da missão e pela tensão entre o Brasil e os EUA devido às tarifas de 50% que Donald Trump impôs.



Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate