Brasil

Mais de 400 menores resgatados de trabalho infantil no Brasil desde abril

Mais de 400 menores resgatados de trabalho infantil no Brasil desde abril
NELSON ALMEIDA

Os menores, com idades compreendidas entre os oito e os 17 anos, foram encontrados durante inspeções das autoridades brasileiras em trabalhos como construção civil, venda de bebidas alcoólicas, recolha de lixo, mecânica, lavagem de carros e venda ambulante em locais públicos

As autoridades brasileiras resgataram 416 menores de situações de trabalho infantil em inspeções realizadas entre abril e junho em todo o país, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados pelo jornal Estado de Minas.

Os menores, com idades compreendidas entre os oito e os 17 anos, foram encontrados durante inspeções das autoridades brasileiras em trabalhos como a construção civil, venda de bebidas alcoólicas, recolha de lixo, mecânica, lavagem de carros e venda ambulante em locais públicos.

As inspeções visaram atividades incluídas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, sendo os números agora divulgados preliminares, afirma o jornal.

O Estado de Mato Grosso do Sul é o que tem mais casos, com 124 resgates, seguido de São Paulo, com 60, e Minas Gerais, com 54, tendo os menores sido encaminhados para os serviços de proteção à criança.

“Ao serem encontradas pela auditora fiscal do Trabalho, as vítimas foram afastadas das atividades e encaminhadas à rede de proteção à infância e à adolescência para inclusão em políticas públicas de proteção social e educação”, afirma o Estado de Minas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate