Exclusivo

China

Desaparecimentos de políticos na China sugerem purga em curso? "Existem sérios problemas dentro do Partido Comunista Chinês"

Xi Jinping, Presidente chinês
Xi Jinping, Presidente chinês
Pool

Afastamentos misteriosos e mortes em circunstâncias estranhas têm marcado a política de alto nível chinesa. Mas serão estes sinais de robustez ou de insegurança do regime? Os analistas ouvidos pelo Expresso explicam o que está em causa, os perigos para a geopolítica, e como, no caso de Xi Jinping, o feitiço pode virar-se contra o feiticeiro

No final de outubro, a morte de Li Keqiang, recentemente reformado do cargo de primeiro-ministro da China, e número dois da hierarquia comunista, intensificou o clima de intriga. O homem que ocupava o segundo lugar na linha de sucessão na hierarquia do Partido Comunista Chinês terá morrido na sequência de um enfarte numa piscina, em Xangai. Após a sua morte, Xi ordenou que o luto público pelo seu antigo rival fosse fortemente limitado. A natureza obscura das circunstâncias e a proeminência dos funcionários que têm vindo a desaparecer misteriosamente dos holofotes na China intrigam os analistas, que estabelecem paralelos entre o regime chinês e o russo.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate