Exclusivo

Ásia

E se um músico de ‘heavy metal’ se tornasse diplomata? Conheça Freddy Lim, nomeado embaixador de Taiwan na Finlândia

Freddy Lim
Freddy Lim
Hesther Ng/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

A música pesada e a política são indissociáveis na vida do novo representante especial da ilha asiática no país escandinavo. A meio dos anos 90, formou os Chthonic, “os Black Sabbath da Ásia”. Depois, liderou a Amnistia Internacional em Taiwan, cofundou um partido e foi deputado. Lim não esconde o “apego especial” ao país onde passará a viver

E se um músico de ‘heavy metal’ se tornasse diplomata? Conheça Freddy Lim, nomeado embaixador de Taiwan na Finlândia

Hélder Gomes

Jornalista

Uma década depois de ter formado a banda de metal Chthonic, Freddy Lim Tshiong-tso foi um dos fundadores do Partido do Novo Poder (NPP) em Taiwan. A música e a política andaram sempre de mãos dadas na sua vida. Por isso, quando, há poucos dias, foi nomeado representante especial de Taiwan na Finlândia, voltou a ser notícia, mas não foi uma surpresa total.

O Presidente taiwanês, Lai Ching-te, acredita que, com a sua experiência política, Freddy Lim poderá participar em intercâmbios internacionais e promover uma diplomacia abrangente entre a ilha e o norte da Europa, e a nível mundial, escreveu o jornal “Taipei Times”, citando o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate