Exclusivo

Ásia

Parag Khanna: “O que é mais poderoso? O populismo de Meloni ou a lei da oferta e da procura?”

Parag Khanna
Parag Khanna
Direitos reservados

Em entrevista ao Expresso, o pensador diz-se amigo de Carlos Moedas e visitante frequente da capital portuguesa, que define como “vencedora”. Esse conceito de “vencedores” e “vencidos” é explorado por Parag Khanna no livro “Move: Where People Are Going For a Better Future”, que lançou em 2021. Nesta entrevista, reflete sobre o “mercado geopolítico”, vaticina que é a inovação que determina o equilíbrio de poder, e avisa: o mundo já é multipolar, é impossível voltar atrás

O futuro da Humanidade está na Ásia? O perito em geoestratégia Parag Khanna acredita que sim, e tem muita convicção na sua aposta. “A juventude asiática é o futuro da Humanidade. A Ásia é o centro geopolítico do poder”, diz ao Expresso, em entrevista. Ao longo dos anos, o autor que nasceu na Índia, mas já visitou mais de 150 países, tem explicado como o nosso complexo sistema global está a evoluir rapidamente.

Khanna trabalha com dados que antecipam tendências geopolíticas, económicas e tecnológicas, fornecendo uma imagem coesa de um mundo em mudança. Já aconselhou mais de 30 governos, tendo sido consultor do Conselho Nacional de serviços de informação dos Estados Unidos e trabalhado no Comité sobre a Economia Futura do governo de Singapura e no Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos. Em 2007, foi destacado para o Iraque e para o Afeganistão como consultor geopolítico das forças de operações especiais dos Estados Unidos.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate