Exclusivo

América Latina

Guatemala: o povo está "farto de corrupção" e votou em Arévalo que estava em 8.º lugar nas sondagens

Bernado Arévalo foi a grande surpresa das eleições na Guatemala
Bernado Arévalo foi a grande surpresa das eleições na Guatemala
CRISTINA CHIQUIN/REUTERS

A "grande surpresa" das eleições deste domingo na Guatemala chama-se Bernardo Arévalo. O homem que fez entrar a esquerda na corrida para a 2.ª volta eleitoral tem 64 anos e é filho do primeiro Presidente eleito depois da Revolução de Outubro. Ao que tudo indica (a este momento da contagem) a candidata mais votada - que irá disputar a 2.ª volta - é a ex-primeira-dama, Sandra Torres, que se divorciou do marido para se poder candidatar em 2011

Se esta notícia fosse um conto de realismo mágico latino-americano começaria por ficcionar o que sentiria neste momento o defunto escritor e diplomata Juan José Arévalo, primeiro Presidente eleito pelo voto popular após a Revolução de Outubro de 1944, que abriu caminho a dez anos de modernização conhecidos como primavera democrática e terminaram com um golpe que contou com o envolvimento da CIA, em 1954.

Mas este texto é uma simples notícia que relata factos: o candidato de esquerda que estava em 8.º lugar nas sondagens é a grande surpresa da 1.ª volta das presidenciais: Bernado Arévalo, 64 anos, filho do ex-Presidente Juan Arévalo vai disputar a segunda volta com a ex-primeira-dama, Sandra Torres, de acordo com os dados disponíveis. O site do Tribunal Supremo Eleitoral tem estado em baixo, e a conferência de imprensa da missão de observadores eleitorais da União Europeia é (amanhã) terça-feira.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate