O atual presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, anunciou hoje que desiste da corrida à reeleição em 4 de novembro.
"Apesar de tudo o que conseguimos, não posso continuar a minha campanha para a reeleição", disse Eric Adams, enfraquecido por acusações de corrupção e que ia candidatar-se como independente, num vídeo publicado na sua conta pessoal na rede social X.
Apesar de existirem especulações de que poderia afastar-se, Adams tinha reiterado em várias ocasiões a sua intenção de se candidatar à reeleição e mostrava-se convencido de que poderia vencer o candidato democrata, Zohran Mamdani, que lidera as sondagens.
A sua saída foca ainda mais a corrida entre Mamdani e o ex-governador de Nova Iorque Andrew Cuomo, que, após perder nas primárias democratas, lançou a sua candidatura como independente.
Segundo vários meios de comunicação, os apoiantes de Cuomo tinham instado Adams a retirar-se para concentrar o voto contra Mamdani.
As últimas sondagens davam poucas esperanças ao atual autarca para um segundo mandato, uma vez que o colocavam na quarta posição, atrás de Mamdani, Cuomo e do candidato republicano Curtis Sliwa.
No seu vídeo, Adams não apoiou nenhum dos candidatos do seu espaço político e convidou os nova-iorquinos a desconfiar de qualquer político ou movimento político que defenda "destruir completamente os sistemas construídos por todos juntos ao longo de gerações para dar lugar a uma nova ordem, não testada, liderada por supostos salvadores".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt