Internacional

Morte em direto: jogadores do PSG e do Marselha identificados no vídeo do influencer francês Jean Pormanove agredido durante 12 dias

Influenciador de redes sociais francês Raphaël Graven, conhecido online como Jean Pormanove
Influenciador de redes sociais francês Raphaël Graven, conhecido online como Jean Pormanove

Futebolistas dos dois clubes franceses surgiram nos vídeos de streaming antes da morte de Jean Pormanove. Um terceiro futebolista também terá ligações ao grupo de streamers conhecidos como “Lokal”. Apesar das agressões físicas a que a vítima foi sujeita ao longo de 289 horas, a autópsia realizada esta quinta-feira indica que a morte não teve origem traumática nem resultou da intervenção de terceiros

A morte do streamer (influencer que faz vídeos em direto nas redes sociais, de qualquer conteúdo) francês Raphaël Graven, conhecido como Jean Pormanove nas redes sociais, está a ter repercussões também no futebol, segundo o “Le Parisien”.

Bradley Barcola, avançado do Paris Saint-Germain e internacional francês, e Pierre-Emerick Aubameyang, estrela gabonesa do Marselha, surgiram em vídeos divulgados durante a maratona de streaming que terminou de forma trágica, na noite de domingo para segunda-feira, nos arredores de Nice.

De acordo com o “Libération" e “L’Équipe", ambos apareceram nas gravações transmitidas a partir da 270.ª hora da emissão, dois dias antes da morte de Pormanove, incentivando o streamer, conhecido como “JP”, e o colega “Coudoux” a alcançar o objetivo de 40 mil euros em donativos.

Num dos vídeos, Aubameyang encorajava os streamers a “ligar o cérebro para acabar o jogo”, enquanto Barcola reforçava: “Grande força para o desafio, estamos todos convosco”.

O avançado do PSG, contudo, alega que o vídeo terá sido utilizado sem o seu consentimento. Segundo fontes próximas citadas por “L’Équipe", a gravação tinha sido feita no início de agosto e já antes o jogador tinha apoiado os streamers, inclusive com um donativo de mil euros para ajudar crianças doentes.

“Bradley compreende e partilha a emoção suscitada pelo falecimento de Raphaël Graven. Convém esclarecer que não estava em direto naquele dia”, sublinhou o seu círculo próximo.

Um terceiro futebolista, o ex-internacional francês Adil Rami, campeão do mundo em 2018, também terá ligações ao grupo de streamers conhecidos como “Lokal”. O antigo defesa chegou mesmo a tomar conhecimento da morte de “JP” durante uma das suas próprias transmissões ao vivo.

Caso continua a ser investigado pelas autoridades francesas

A autópsia realizada esta quinta-feira indica que a morte não teve origem traumática nem resultou da intervenção de terceiros, apontando para causas médicas e/ou toxicológicas. Estão em curso análises complementares para determinar com precisão a origem do óbito.

A investigação da Polícia Judiciária decorre em paralelo com outro inquérito, aberto em dezembro de 2024, relativo a vídeos anteriores onde pessoas vulneráveis teriam sido alvo de violência e humilhações, algumas vezes incentivadas por donativos dos espectadores.

Texto escrito por Nadja Pereira e editado por João Miguel Salvador

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate