Internacional

Trump pressiona Irão para fazer acordo nuclear e avisa que “próximos ataques serão ainda mais brutais”

Trump pressiona Irão para fazer acordo nuclear e avisa que “próximos ataques serão ainda mais brutais”
Getty Images

Donald Trump instou o Irão a chegar a um acordo sobre o seu programa nuclear, afirmando que ainda há tempo para o país evitar um conflito mais grave com Israel

Trump pressiona Irão para fazer acordo nuclear e avisa que “próximos ataques serão ainda mais brutais”

Helena Bento

Jornalista

Numa publicação na sua rede social, a Truth Social, Donald Trump apelou ao Irão para que chegue a um acordo relativamente ao seu programa nuclear, afirmando que ainda há tempo para o país evitar um conflito mais grave com Israel.

“Dei ao Irão oportunidade após oportunidade para fazer um acordo (...). Disse-lhes que [se não o fizessem] seria muito pior do que tudo o que conhecem, anteciparam ou de que foram avisados, que os Estados Unidos produzem o melhor e mais letal equipamento militar do mundo e que Israel dispõe desse equipamento e tem mais a caminho. E sabem como o usar”, escreveu o presidente norte-americano, avisando que a “situação só vai piorar”. “Já houve muitas mortes e destruição, mas ainda há tempo para pôr fim a este massacre”, acrescentou Trump, alertando que “os próximos ataques, já planeados, serão ainda mais brutais”.

Numa entrevista à “Fox News”, anterior aos ataques, o Presidente norte-americano afirmou que o Irão "não pode ter uma bomba nuclear" e expressou esperança num retorno às negociações.

O secretário de Estado, Marco Rubio, garantiu esta sexta-feira que os Estados Unidos não participaram nos ataques. “Esta noite, Israel tomou uma iniciativa unilateral contra o Irão. Não estamos envolvidos nos ataques e a nossa principal prioridade é proteger as forças americanas na região. Israel disse-nos que acredita que esta ação era necessária para a sua autodefesa”, afirmou Rubio, citado pelo “Guardian”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hrbento@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate