Emmanuel Macron preencheu uma lacuna que durava há 26 anos ao cumprir uma visita de Estado de dois dias a Portugal. O último Presidente francês a fazê-lo fora Jacques Chirac, em 1999. A visita, que decorreu quinta e sextas-feiras passadas, entre Lisboa e Porto, confirmou uma relação bilateral especial a vários níveis.
Hoje, os portugueses são a terceira comunidade estrangeira em França (a seguir a argelinos e marroquinos) e estima-se que cerca de 50 mil franceses vivam em Portugal. A nível económico, os dois países têm uma relação digna de pódio. Com mais de 1200 empresas francesas instaladas em solo português, a França é o primeiro empregador estrangeiro e o segundo investidor estrangeiro no nosso país. Em 2024, foi o terceiro cliente de produtos portugueses e o terceiro fornecedor de bens a Portugal.
Um dos membros da comitiva presidencial foi Laurent Saint-Martin, ministro do Comércio Externo e dos Cidadãos Franceses no Estrangeiro, de 39 anos. “Se todos os países tivessem a capacidade de ter esta confiança mútua, este respeito e esta vontade de trabalhar em conjunto que a França e Portugal têm, a Europa sairia reforçada e assumiria mais o seu estatuto de potência”, assegurou, em entrevista ao Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MMota@expresso.impresa.pt