Trump faz o pleno e vence no "swing state" que faltava, o Arizona

Presidente eleito dos EUA com 312 votos eleitorais, contra os 226 da candidata democrata Kamala Harris
Presidente eleito dos EUA com 312 votos eleitorais, contra os 226 da candidata democrata Kamala Harris
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu no Arizona, triunfando em todos os estados considerados decisivos na corrida à Casa Branca, de acordo com projeções divulgadas na madrugada deste sábado pela CNN e a Associated Press.
O Arizona junta-se aos restantes swing states destas eleições - Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte e Nevada - onde Trump também venceu nas eleições de terça-feira, somando assim 312 votos eleitorais contra os 226 da candidata democrata e vice-presidente, Kamala Harris.
Trump inverte assim o resultado obtido no Arizona em 2020, quando o Presidente do país, Joe Biden, venceu por 10.457 votos na batalha eleitoral mais renhida entre os estados desse ano.
O Arizona é historicamente de tendência republicana - a vitória de Biden foi a segunda de um candidato democrata nos últimos 28 anos - mas o rápido crescimento da população latina e as divisões no seio dos republicanos nesse estado complicaram a reconquista.
Desde a última vitória de Trump no Arizona (2016), o partido Democrata conseguiu eleger a governadora, Katie Hobbs, dois senadores e outros altos cargos estaduais.
Tanto Trump como Kamala visitaram a fronteira entre este estado e o vizinho México durante a campanha para tentar angariar eleitores.
Embora os republicanos já tenham conseguido garantir a maioria dos assentos no Senado (52) contra os atuais 46 dos democratas, faltam ainda apurar dois lugares. Até agora o Partido Republicano conseguiu "roubar" três assentos ao Partido Democrata no Senado.
Mais renhida mas a pender para Trump está a eleição para a Casa dos Representantes, com os Republicanos a garantir 213 lugares e os Democratas 202. O número que dá a maioria a um destes partidos é 218.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt