Internacional

Rússia e Coreia do Norte realizam manobras navais conjuntas no Pacífico

Navio russo Novocherkassk, em 2019
Navio russo Novocherkassk, em 2019
picture alliance

Imagens vídeo publicadas pelo ministério russo mostram vários navios, incluindo um submarino, a navegar em formação ao largo do Mar do Japão, em Vladivostoque, porto de origem da frota russa do Pacífico

A Rússia iniciou esta terça-feira manobras navais no Pacífico, incluindo exercícios de guerra anti-submarina e exercícios contra ataques aéreos, informou o Ministério da Defesa de Moscovo através de um comunicado.

O anúncio ocorre no momento em que o Presidente russo, Vladimir Putin, começa uma visita à Coreia do Norte para reforçar uma parceria estratégica ligada por "laços inquebráveis", segundo o líder norte-coreano Kim Jong Un.

As manobras, que envolvem cerca de 40 navios, lanchas e outras embarcações, bem como cerca de 20 aviões e helicópteros, "vão prolongar-se entre hoje e 28 de junho nas águas do Pacífico, do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk" no Extremo Oriente russo, segundo a mesma nota do Ministério da Defesa.

Imagens vídeo publicadas pelo ministério russo mostram vários navios, incluindo um submarino, a navegar em formação ao largo do Mar do Japão, em Vladivostoque, porto de origem da frota russa do Pacífico.

"Em várias fases, os marinheiros vão praticar a guerra anti-submarina (...), ataques com mísseis contra grupos de navios de um inimigo convencional" e "repelir ataques aéreos e navais com drones", segundo o ministério.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate