Anúncio da vinda de Zelensky a Portugal tira 'brilho' à visita do Presidente romeno
Alexey Furman / Getty Images
O Presidente da Ucrânia está em Espanha a participar na Cimeira da Comunidade Política Europeia e tudo indica que a próxima paragem seja Portugal para participar na reunião do Grupo de Arraiolos. A Presidência da República já confirmou que Zelensky aceitou o convite de Marcelo, mas não indica nenhuma data para a visita. Na última semana, surgiram notícias contraditórias sobre a data desta visita de Zelensky ao nosso país
A confirmação da vinda a Portugal do Presidente Zelensky vai dominar o encontro do Grupo de Arraiolos, que decorre esta quinta e sexta-feira no Porto. O Presidente da Ucrânia está em Granada na Cimeira da Comunidade Política Europeia, e tudo indica que viajará de Espanha para o Porto onde esta noite começa a reunião do Grupo de Arraiolos, que conta com a presença de 14 chefes de Estado.
A Guerra da Ucrânia é um dos temas fortes da agenda da reunião do Grupo Arraiolos que – até à confirmação da visita de Zelensky – tinha o Presidente romeno como convidado estrela.
A data e hora da visita de Zelensky a Portugal permanece sigilosa por questões de segurança. "A deslocação de Zelensky a Granada para participar na Cimeira da Comunidade Política Europeia foi decidida “no último momento”, por isso, a visita vai ser “muito curta”, escreve a Lusa. No início da semana vários órgãos de comunicação social portugueses anunciaram uma possível deslocação de Volodymyr Zelensky a Portugal, na sexta-feira, que, entretanto, teria ficado sem efeito.
A nota da Presidência da República diz apenas que as equipas dos Presidentes de Portugal e da Ucrânia "estão a trabalhar na data para concretizar tal visita”.
Zelensky ofusca visita de Estado de Klaus Iohannis
A confirmação da visita de Zelensky relega para segundo plano a participação de Klaus Iohannis no segundo dia do 17º encontro do Grupo de Arraiolos, que se realiza pela terceira vez em Portugal. A visita de Estado do Presidente Klaus Iohannis a Portugal começa esta sexta-feira e termina na próxima segunda-feira, escreve o site Romanian-Inside.
A visita do Presidente romeno coincide com o 20.º aniversário do Grupo de Arraiolos. Este espaço de reflexão e debate foi criado em 2003 pelo ex-Presidente Jorge Sampaio e nele participam chefes de Estado eleitos da União Europeia sem funções executivas. Recorde-se que o Presidente Klaus Iohannis participa apenas como convidado neste encontro do Grupo de Arraiolos.
Zelensky e Iohannis estão ambos em Granada na Cimeira da Comunidade Política Europeia.
Na reunião que começa esta quinta-feira no Porto está confirmada a presença dos Presidentes da Alemanha, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Malta e Polónia.
Por agora, Portugal e a cidade do Porto preparam-se para receber Zelemsky.