Ucrânia encontra aviões britânicos Hurricane da II Guerra Mundial perto de Kiev
Destroços enferrujados de oito aviões de combate britânicos Hurricane, que remontam à II Guerra Mundial, estavam enterrados numa floresta na Ucrânia
Destroços enferrujados de oito aviões de combate britânicos Hurricane, que remontam à II Guerra Mundial, estavam enterrados numa floresta na Ucrânia
As autoridades ucranianas encontraram destroços de oito aviões de combate britânicos Hurricane, do período da II Guerra Mundial, avança a BBC. Os Hurricane abateram mais de metade das aeronaves alemãs na Batalha de Inglaterra, e integraram um pacote de cerca de três mil aviões de combate entregues à URSS até 1944, de forma a apoiar os esforços soviéticos, depois de a Alemanha ter invadido o país, em 1941.
Os pedaços dos Hurricane foram detetados nas imediações de uma bomba por explodir — do mesmo conflito —, numa floresta a sul de Kiev. A equipa responsável pelas escavações garante que é “muito raro” encontrar aquela aeronave na Ucrânia. “É muito importante para a nossa história da aviação, porque nenhuma aeronave do programa de empréstimo [lend-lease] foi encontrada aqui antes”, disse à BBC Oleks Shtan, um antigo piloto que lidera a investigação.
“Uma máquina forte e fácil de pilotar, estável e adequada para pilotos inexperientes”, o Hurricane é descrito pela equipa de escavação como uma “aeronave confiável”. Aos destroços enferrujados da aeronave foram retirados os componentes mais valiosos, como rádios e metralhadoras, tendo depois os restos sido arrastados para a floresta. Alguns terão mesmo sido partidos e enterrados intencionalmente, segundo os investigadores. Isto porque, após a guerra, ao abrigo da legislação de empréstimo e arrendamento, Moscovo era obrigada a pagar aos EUA por qualquer equipamento militar doado que permanecesse intacto.
O Museu Nacional de Aviação da Ucrânia já adiantou que quer montar os Hurricane e colocá-los em exposição, como um “símbolo da assistência britânica durante os anos da II Guerra Mundial”, estabelecendo um paralelo com o apoio militar do Reino Unido desde que a guerra eclodiu, a 24 de fevereiro de 2022.
Em junho, a destruição da barragem de Nova Kakhovka esvaziou o reservatório ao longo do rio Dniepre, expondo um conjunto de esqueletos, que os historiadores atribuem a uma grande batalha travada há 80 anos, em torno de Nikopol e Kamianka-Dniprovska.
A batalha do Dnipro foi uma das maiores operações militares da II Guerra Mundial. Constituiu o contra-ataque do Exército soviético contra as forças alemãs, com mais de seis milhões de soldados em combate.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt