Exclusivo

Internacional

Jennifer Jones é a 1.ª mulher presidente do Rotários, 35 anos depois de o Supremo Tribunal dos EUA obrigar estes clubes a aceitarem mulheres

Jennifer Jones, a primeira mulher eleita presidente dos Rotários, uma lei e 117 anos depois da organização ser fundada
Jennifer Jones, a primeira mulher eleita presidente dos Rotários, uma lei e 117 anos depois da organização ser fundada
TIAGO MIRANDA

O Rotary Internacional é uma espécie de federação com 1,4 milhões de membros em (quase) todo o mundo. Jennifer Jones, 56 anos, só lidera a organização porque o Supremo Tribunal dos Estados Unidos determinou, em 1987, que as mulheres tinham direito a inscrever-se nos milhares de Rotary Clubes espalhados pelo mundo. Foram precisos 82 anos para entrarem e 117 para uma chegar à presidência da organização que se tem distinguido na luta pela erradicação da poliomielite

Cresceu em Windsor, cidade de província no estado canadiano de Ontário, separada da metrópole americana de Detroit pelo rio do mesmo nome. Foi lá que Jennifer Jones, 56 anos, teve o primeiro contacto com o Rotary Club, no final da década de 80 do século passado.

“Trabalhava como repórter de rádio e fazia a cobertura das reuniões do Rotary Club de Windsor. Só havia homens nas reuniões, eu era a única mulher na sala e estava a fazer o meu trabalho como repórter. Lembro-me de ter ficado intimidada com a presença de tantos dirigentes da minha minha comunidade. Uma década depois convidaram-me para entrar, e entrei.” Foi em 1997.

Passados 26 anos, Jones é a primeira mulher a assumir a presidência do Rotary Internacional, para a qual foi eleita. A organização tem 1,4 milhões de membros espalhados por 220 países e 46 mil clubes.

O trabalho pela erradicação da poliomielite que desenvolve desde 1979 é dos pontos mais relevantes da intervenção social e comunitária desta associação assente em clubes locais. Em Portugal há 3500 rotários e o primeiro clube foi fundado em Lisboa em 1926.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas