O vice-presidente chinês vai à cerimónia de coroação de Carlos III, no Reino Unido, no próximo sábado. Depois, entre 7 e 10 de maio, estará de visita a Portugal. O especialista Jorge Tavares da Silva entende que a diplomacia chinesa “está a reforçar-se” e que o nosso país se mantém relevante, “até pela ligação ao mundo lusófono”
O vice-presidente da China, Han Zheng, vai estar em Lisboa de 7 a 10 de maio. A visita está agendada para os dias que se seguem à coroação do chefe de Estado britânico, marcada para o dia 6 de maio. Segundo o jornal digital “Politico”, espera-se que Han esteja na coroação, uma visita que está a ser recebida com oposição entre os britânicos.
Jorge Tavares da Silva, especialista em assuntos chineses, considera que num contexto pós-covid, “a diplomacia chinesa está a reforçar-se”. Recordando a vinda do Presidente Xi Jinping a Portugal, em 2018, durante a qual foi assinado um memorando de entendimento sobre cooperação, o professor da Universidade da Beira Interior entende que se seguiu “um período de certo abrandamento” nas relações entre os dois países, mas que se pode abrir em breve a possibilidade de uma visita do primeiro-ministro à China.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes