Internacional

Três mortos e cerca de 2000 voos cancelados por tempestade no sul dos Estados Unidos

Três mortos e cerca de 2000 voos cancelados por tempestade no sul dos Estados Unidos
Brandon Bell

Núcleo sólido de ar frio, com temperaturas muito abaixo do normal, junta-se a um aumento da humidade, criando uma vasta faixa de gelo e neve. Três pessoas morreram no Texas

Uma tempestade que cobriu de gelo e neve o sul dos Estados Unidos, desde o sudeste do Novo México até Virgínia Ocidental, causou pelo menos três mortos e levou ao cancelamento de cerca de 1900 voos, divulgaram as autoridades norte-americanas.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) referiu na quarta-feira que um núcleo sólido de ar frio, com temperaturas muito abaixo do normal, continua a interagir com o aumento da humidade, criando uma vasta faixa de gelo.

"Esta situação continuará até quinta-feira, com a adição de gelo especialmente em partes do Texas", acrescentou o NWS. "Tempestade de gelo prolongada e significativa continuará a ocorrer em grande parte das planícies do sul", acrescentou.

A tempestade, apelidada de "Marta", matou três pessoas no Texas, incluindo uma mulher que morreu devido ao gelo numa estrada na cidade de Eldorado. Um homem morreu quando o seu veículo se despistou numa ponte em Arlington e outra pessoa morreu numa colisão de dez veículos.

Desde quarta-feira de manhã, mais de 185 mil residências e empresas no Texas, Arkansas e outros estados do sul estavam sem energia, segundo o 'site' powerhouse.us, sendo que mais de 174 mil desses clientes estavam no Texas.

O Departamento de Polícia de Austin, Texas, informou que respondeu a 215 chamadas para acidentes rodoviários na terça-feira.

Segundo a plataforma flightware.com, na quarta-feira de manhã registaram-se mais de 1890 voos cancelados, dos quais 750 permaneceram no Aeroporto Internacional Dallas-Fort Worth e outros 300 no Dallas Love Field.

A governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, declarou estado de emergência, apontando para "a probabilidade de queda de várias linhas de energia" e sublinhou que as condições nas estradas criaram um atraso na entrega de mercadorias. Também na quarta-feira, escolas e universidades no Arkansas suspenderam as aulas ou adotaram o ensino à distância.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas