Internacional

Vladimir Putin, o apelo que vem de longe…

9 dezembro 2022 22:11

Cristina Peres

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

alexey nikolsky/sputnik/afp/getty images

Quem tenha nostalgia da União Soviética e nutra sentimentos antiocidentais tenderá a apoiar Presidente russo. Em geografias distintas, Putin é visto como um líder forte anticolonial

9 dezembro 2022 22:11

Cristina Peres

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

Por muito que os órgãos de comunicação social “ocidentais” insistam na avaliação da Rússia como país diplomática e economicamente isolado, a verdade é que a representação geopolítica das amizades se tem reconfigurado, e Vladimir Putin não é um Presidente exclusivamente condenado pelo escrutínio internacional. Nem a Rússia soçobrou às sanções internacionais, nem o comércio dos combustíveis fósseis que produz deixou de ser feito, ainda que seja agora maioritariamente canalizado para grandes consumidores, como a China ou a Índia. É facto que as elites russas estão a ter as suas vidas dificultadas pelo congelamento de bens, contas e embargo à circulação pelo mundo, porém haverá alternativas a surgir.

À medida que os meses passam desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano, a avaliação de Putin é mais entusiasta por aqueles que aguardam uma vitória de Moscovo e podem não ser tão poucos como os governantes ocidentais desejariam.