Internacional

Eleições EUA: resultados no Arizona e Nevada deixam democratas mais perto de controlar o Senado

Eleições EUA: resultados no Arizona e Nevada deixam democratas mais perto de controlar o Senado
NASA/GETTY IMAGES

Mark Kelly foi reeleito para o Senado do Arizona, deixando o Partido Democrata a uma vitória de manter o controlo da câmara alta do parlamento norte-americano. No Nevada, os democratas Steven Horsford e Dina Titus conquistaram dois lugares na Câmara dos Representantes, onde os republicanos esperavam ganhar vantagem

No Arizona, Mark Kelly conquistou a reeleição para o Senado pelo estado do Arizona, deixando o Partido Democrata a uma vitória de manter o controlo da câmara alta do parlamento norte-americano. Segundo projeções da agência Associated Press, com 83% dos votos contados, Kelly conseguiu uma vantagem suficiente sobre o rival republicano, Blake Masters, dirigente de um fundo de capital de risco.

Mark Kelly, antigo astronauta que foi ao espaço quatro vezes, concentrou-se durante a campanha no direito ao aborto, proteção da segurança social e redução do preço dos medicamentos. Kelly é casado com a antiga congressista Gabby Giffords, que foi atingida por uma bala na cabeça durante uma tentativa de assassinato em 2011, que matou seis pessoas e feriu 13. O casal fundou mais uma tarde um 'lobby' a favor de restrições às armas de fogo.

Com a vitória de Mark Kelly, os democratas conseguem 49 assentos no Senado, o mesmo número que os republicanos, num total de 100 assentos em disputa. Basta aos democratas conquistar um dos dois lugares ainda por apurar, uma vez que, caso haja um empate a 50 lugares no Senado, a vice-Presidente Kamala Harris fica com o voto de desempate.

Quanto à Câmara de Representantes, a câmara baixa do parlamento norte-americano, a democrata Susie Lee garantiu um terceiro mandato ao derrotar a republicana April Becker num distrito no sul do estado de Nevada.

Com 435 cadeiras em jogo e a contagem de votos ainda em andamento, as projeções da Associated Press colocam os republicanos à frente, concedendo-lhes 211 assentos e 201 aos democratas, sendo 218 necessários para formar uma maioria na Câmara de Representantes.

Ao quarto dia de contagem de votos, os republicanos ainda lideram a corrida pela maioria na Câmara de Representantes, mas têm perdido 'velocidade' para os democratas. À medida que a contagem de votos continua, particularmente em estados que aderiram massivamente ao voto por correspondência, os democratas têm vencido a maioria das disputas mais apertadas.

Democratas afirmam-se no Nevada

Os democratas Steven Horsford e Dina Titus conquistaram dois lugares na Câmara dos Representantes pelo estado do Nevada (oeste), onde os republicanos esperavam ganhar vantagem na corrida à maioria na câmara baixa do parlamento norte-americano.

O afro-americano Horsford foi reeleito para um quarto mandato no distrito do sul do Nevada, derrotando o veterano de guerra Samuel Peters, um candidato republicano alinhado com o antigo presidente Donald Trump. Num comunicado, Horsford agradeceu aos apoiantes por terem votado no que ele chamou de "uma das eleições mais importantes da nossa vida".

Quanto ao representante do distrito de Las Vegas, um lugar que os republicanos contavam conquistar pela primeira vez desde 1998 após uma revisão das divisões administrativas, a democrata Dina Titus derrotou o rival Mark Robertson.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas