Internacional

Justiça dos EUA pede que Supremo rejeite manter em segredo declarações de impostos de Trump

Justiça dos EUA pede que Supremo rejeite manter em segredo declarações de impostos de Trump
RICARDO ARDUENGO/Reuters

A batalha sobre as declarações de impostos do ex-Presidente dos EUA remonta a 2019, quando um comité emitiu uma intimação para acesso a essas informações como parte da sua investigação sobre possíveis violações fiscais de Trump

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e um comité da Câmara dos Representantes solicitaram na quinta-feira ao Supremo Tribunal para rejeitar o pedido do ex-Presidente Donald Trump de manter em segredo as suas declarações de impostos.

A procuradora-geral norte-americana Elizabeth Prelogar estimou que o ex-chefe de Estado republicano não cumpriu os requisitos para conceder o seu desejo de que esses documentos não fossem publicados, informou a cadeia de televisão NBC.

O presidente do Supremo, John Roberts, bloqueou temporariamente a entrega das declarações a um comité da Câmara controlado pelos democratas no último dia.

Roberts indicou que o caso seria suspenso até a avaliação daquele tribunal e naquele dia também pediu a esse comité, o Ways and Means, uma resposta ao pedido de Trump.

Esse comité falou esta sexta-feira nos moldes do Departamento de Justiça e disse que ao mais alto órgão judicial dos Estados Unidos que decidir a favor de Trump seria prejudicial ao Congresso, impedindo-o de continuar qualquer investigação sempre que houver alegações de que o ex-Presidente norte-americano tem motivações políticas.

A batalha sobre as declarações de impostos de Trump remonta a 2019, quando o comité Ways and Means emitiu uma intimação para acesso a essas informações como parte da sua investigação sobre possíveis violações fiscais do antigo chefe de Estado.

Trump foi o primeiro presidente dos Estados Unidos desde Gerald Ford (1974-1977) a não publicar as suas declarações de impostos todos os anos, uma tradição que os seus antecessores consideravam parte do seu dever de transparência e prestação de contas ao povo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas