O partido do antigo primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, Likud, ganhou esta terça-feira as eleições no país, indicam sondagens à boca das urnas.
O bloco anti-Netanyahu, liderado pelo atual chefe de governo em exercício, Yair Lapid, ficou com 54-55 lugares no parlamento, de acordo com as primeiras sondagens divulgadas após o encerramento das urnas.
A aliança de extrema-direita de Bezalel Smotrich e Itamar Ben Gvir ficou em terceiro lugar, com 14 assentos, quase ao lado da formação centro-direita de Benny Gantz (11 a 13 lugares).
Ao contrário de eleições anteriores, os partidos árabes israelitas dispersaram-se por três listas: Raam (islamista moderado), Hadash-Taal (laico) e Balad (nacionalista).
O partido Raam de Mansour Abbas, que tinha apoiado a coligação de Yair Lapid, ganhou cinco lugares, de acordo com as sondagens, que dão quatro assentos a Hadash-Taal e nenhum a Balad.
Estas foram as quintas eleições legislativas em três anos e meio em Israel, um país politicamente dividido que luta para construir ou manter coligações.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes