Liz Truss vai deixar a chefia do Governo do Reino Unido, que ocupa desde 6 de setembro, assim que o Partido Conservador eleja o seu sucessor. Isso pode acontecer já na segunda-feira ou, o mais tardar, na próxima sexta, 28 de outubro. Truss terá então governado 48 ou 52 dias, o que lhe garante o recorde de brevidade no cargo.
A demissionária aguentou menos de metade do tempo do até agora recordista, George Canning, que no século XIX viu o mandato abreviado por doença fatal. Propomos-lhe, pois, conhecer as oito pessoas que ocuparam o n.º 10 de Downing Street menos de um ano.
Esta lista tem em conta a convenção de considerar que o primeiro chefe de Governo do Reino Unido conhecido como primeiro-ministro foi Robert Walpole. O pioneiro no cargo foi também o que teve o mandato mais longo de todos: 20 anos e 314 dias, entre 3 de abril de 1721 e 11 de fevereiro de 1742.
Também não figura neste artigo o vitoriano John Russell, cujo segundo Governo, entre 1865 e 1866, durou 240 dias. É que na década anterior chefiara outro ao longo de seis anos. Ao todo houve 56 primeiros-ministros do Reino Unido. O 57.º será conhecido na próxima semana. Os três mais prováveis futuros titulares do cargo incluem dois estreantes (Penny Mordaunt e Rishi Sunak) e o antecessor de Liz Truss, Boris Johnson.
Liz Truss
(48 ou 52 dias, 2022)
Artigo Exclusivo para assinantes
Assine já por apenas 1,63€ por semana.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes