Internacional

Von der Leyen recorda Gorbachev como “um líder confiável e respeitado”

30 agosto 2022 23:17

anadolu agency/getty images

Von der Leyen sublinhou que o ex-líder da União Soviética “abriu o caminho para uma Europa livre”

30 agosto 2022 23:17

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recordou esta terça-feira Mikhail Gorbachev como “um líder confiável e respeitado”, tendo desempenhado “um papel crucial para acabar com a Guerra Fria e derrubar a Cortina de Ferro”.

Numa mensagem publicada no Twitter, Von der Leyen sublinhou que o ex-líder da União Soviética hoje falecido “abriu o caminho para uma Europa livre”. “Este é um legado que não vamos esquecer. DEP [Descansa em paz] Mikhail Gorbachev”, acrescentou.

O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu hoje aos 91 anos, adiantaram as agências de notícias russas Tass, RIA Novosti e Interfax, que citaram o Hospital Clínico Central.

O gabinete de Gorbachev havia dito que o ex-chefe de Estado estava em tratamento no hospital, mas, até ao momento, não foram dados mais pormenores.

Como último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev travou uma batalha perdida para salvar um império fragilizado, mas produziu reformas extraordinárias que levaram ao fim da Guerra Fria.

O antigo secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), entre 1985 e 1991, desencadeou uma série de mudanças que resultaram no colapso do Estado soviético autoritário, na libertação das nações do Leste Europeu do domínio russo e no fim de décadas de confronto nuclear Leste-Oeste.

A Tass informou que o ex-chefe de Estado vai ser enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscovo, ao lado da sua mulher.