Na segunda-feira, dia de encerramento da campanha, o “Jornal Novo” abria o seu site declarando o país já em estado de aguardar os resultados eleitorais. A UNITA ocupou o espaço do encerramento depois de o MPLA ter optado por terminar as ações de campanha 72 horas antes do voto. Cada um dos 14 milhões de eleitores angolanos tinha de escolher esta quarta-feira um partido, a que corresponde um candidato a Presidente: João Lourenço, pelo MPLA, e Adalberto da Costa Júnior, da Frente Patriótica, liderada pela UNITA, são os candidatos à vitória
QUANDO TERMINA A CAMPANHA ELEITORAL?
A campanha eleitoral encerrou na segunda-feira com os últimos comícios e a Comissão Eleitoral Nacional a ultimar os preparativos e a distribuição dos observadores internacionais, que foram entretanto chegando a Angola. O sorteio da ordem do boletim de voto foi feito há cinco semanas e não levantou problemas às oito forças políticas concorrentes.
Dois dias antes do final da campanha, diversas individualidades apelavam à calma e à aceitação dos resultados apurados, entre os quais, o ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, que integra o grupos de observadores internacionais às eleições angolanas: “Devemos confiar na administração eleitoral. Apelo aos angolanos a irem votar conforme a lei e esperar, depois, pelos resultados com calma”. Para Chissano, “quem perde, deve aceitar, mesmo que não concorde”, disse, citado pelo “Jornal de Angola”.
QUANDO SERÃO CONHECIDOS OS RESULTADOS ELEITORAIS?
Os primeiros dados oficiais começam a ser revelados no dia seguinte às eleições, quinta-feira 25, porém ainda provisórios. O apuramento definitivo pode demorar até 15 dias a ser anunciado e cabe à Comissão Nacional Eleitoral fazer esse anúncio.
Expresso da Manhã: no país das desigualdades, o MPLA pode perder as eleições? Angola: último dia de campanha das sombrias eleições gerais Incerteza angolana: serão estas as mais disputadas eleições na história democrática do país desde 1992? Angola vai a votos na próxima quarta-feira. É desta que o país vai mudar?
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes