EUA: senadora republicana crítica de Trump vence eleições primárias no Alasca

A republicana Lisa Murkowski foi a única que em 2021 votou a favor de condenar o ex-Presidente no processo de 'impeachment'
A republicana Lisa Murkowski foi a única que em 2021 votou a favor de condenar o ex-Presidente no processo de 'impeachment'
A senadora republicana Lisa Murkowski, a única que em 2021 votou a favor de condenar o ex-presidente Donald Trump (2017-2021) no processo de 'impeachment', venceu as eleições primárias no Estado do Alasca, realizadas na quarta-feira.
Segundo as projeções dos principais meios dos EUA, Murkowski venceu as eleições, derrotando uma vintena de concorrentes, entre os quais uma candidata apoiada por Trump, a também republicana Kelly Tshibaka.
O Alasca tem um sistema eleitoral especial em que, nas primárias, concorrem candidatos de todos os partidos – nas de quarta-feira havia tantos republicanos quantos democratas – e os quatro primeiros classificados vão depois disputar a eleição geral de novembro.
Estas eleições também foram marcadas pela tentativa de regresso a política ativa da ex-governadora republicana e antiga candidata à vice-presidência dos EUA Sarah Palin, que disputa um lugar na Câmara dos Representantes.
Mas, por enquanto Palin aparece na contagem, ainda em curso, atrás da candidata democrata, Mary Peltola.
Este resultado só se saberá, contudo, dentro de dias, quando se considerarem também as segunda e terceira opções dos votantes, uma vez que o Alasca usa um sistema de votação por ordem de preferência.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes