Exclusivo

Internacional

Juan Carlos I votado à solidão e silêncio no exílio de Abu Dhabi

Juan Carlos I
Juan Carlos I
PEDRO NUNES/REUTERS

Depois do espetáculo mediático do seu regresso a Espanha, em maio passado, o ex-monarca espanhol suspendeu qualquer plano de regresso, ficando protegido pela distância dos Emirados Árabes Unidos

Juan Carlos I votado à solidão e silêncio no exílio de Abu Dhabi

Ángel Luis de la Calle

Correspondente em Madrid

A 53º Celsius à sombra, com 98% de humidade e rodeado de grande solidão, apenas interrompida pelas visitas esporádicas de membros da família. Foi assim que Juan Carlos de Borbón (84 anos) passou o segundo aniversário do seu autoexílio em Abu Dhabi, conforme foi decidido face à acumulação de escândalos financeiros e investigações judiciais que obscureceram a sua figura histórica.

Para não prejudicar a Coroa, agora representada pelo seu filho Felipe VI após a sua abdicação forçada como Juan Carlos I em junho de 2014, o antigo monarca decidiu, há dois anos, afastar-se da vida pública e do escrutínio dos meios de informação, enquanto os processos pendentes eram resolvidos.

Agora, com o horizonte legal quase resolvido, o rei emérito recolheu-se a um silêncio voluntário, motivado pelas consequências indesejáveis do seu regresso a Espanha em maio passado, quando a sua breve estadia para participar numa regata em águas galegas se transformou num espetáculo televisivo. O que desagradou sobremaneira ao atual rei e ao Governo presidido por Pedro Sánchez.ãos espanhóis.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas