Internacional

Diretor do FBI preocupado com ameaças feitas por apoiantes de Trump

Diretor do FBI preocupado com ameaças feitas por apoiantes de Trump
Eva Marie Uzcategui

Director do FBI, Christopher Wray, convocou uma conferência de imprensa para denunciar ameaças aos agentes da polícia federal, após as buscas à mansão de Donald Trump. Republicanos querem ouvir dirigente dos Arquivos Nacionais sobre buscas a Trump, para estabelecer ligação a Joe Biden

O director do FBI, Christopher Wray, disse esta quarta-feira que está preocupado com as ameaças dos agentes da polícia federal estão a receber, depois de terem feito buscas à mansão de Donald Trump.

Durante uma conferência de imprensa a partir de Omaha, no Nebraska, Wray disse que as ameaças aos agentes sempre o preocuparam. Desde que o próprio Trump criticou as buscas feitas pelo FBI à sua propriedade de Mar-a-Lago, no estado da Florida, as ameaças ao FBI cresceram acentuadamente nas redes sociais usadas habitualmente pelos apoiantes do multimilionário.

O FBI levou cerca de uma dúzia de caixas da residência de Trump, confirmou uma advogada do empresário à comunicação social norte-americana. A advogada acrescentou que os agentes do FBI a informaram que estavam à procura de informação classificada que não deveria ter saído da Casa Branca.

Republicanos querem ouvir dirigente dos Arquivos Nacionais sobre buscas a Trump

Congressistas republicanos solicitaram entretanto a comparência da responsável dos Arquivos Nacionais dos EUA, Debra Steidel, para que esclareça se tem alguma relação com a busca feita pelo FBI a uma mansão de Donald Trump.

Em carta enviada a Steidel, os republicanos membros do Comité de Supervisão da Câmara dos Representantes solicitaram a sua presença até 17 de agosto, para que esclareça a sua participação no que consideram ser “um episódio vergonhoso da história dos EUA”.

A residência de Trump no estado da Florida foi alvo de buscas por agentes da polícia federal (FBI, na sigla em Inglês), numa operação do Departamento de Justiça, sobre a qual a Casa Branca disse não ter sido avisada previamente e os republicanos consideraram como exemplo de perseguição política.

O FBI procurava documentos classificados que Trump teria levado consigo ilegalmente quando saiu da Casa Branca, situação que foi revelada em fevereiro pela Administração dos Arquivos Nacionais, que têm a função de guardar esta documentação.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas