Exclusivo

Internacional

Eleições históricas e de alto risco na Irlanda do Norte

Mural republicano em Falls Road, Belfast, capital da Irlanda do Norte
Mural republicano em Falls Road, Belfast, capital da Irlanda do Norte
Jeff J Mitchell/Getty Images

Em dia de eleições no mais pequeno dos quatro países do Reino Unido, as sondagens sorriem a quem quer precisamente alterar esse estado de coisas, promovendo a reunificação das Irlandas. Formação de governo anuncia-se difícil

Numa pequena loja de bairro, Paul McCann, o proprietário de 61 anos, vai enchendo cuidadosamente as estreitas estantes com bandeiras, posters e delicados objetos de porcelana alusivos ao Jubileu de Platina de Isabel II. Os 70 anos de reinado da chefe de Estado do Reino Unido serão oficialmente celebrados dentro de poucas semanas. Em Sandy Row, enclave bem no centro de Belfast, predominantemente habitado por protestantes leais à coroa britânica, casas e ruas começam a preparar-se timidamente para a ocasião.

Segundo Paul, em circunstâncias normais o bairro estaria já enfeitado com toda a pompa e circunstância, mas esta quinta-feira as eleições para a Assembleia Regional da Irlanda do Norte — conhecida como Stormont, local da sua sede — fazem sombra à histórica efeméride para os apoiantes da monarquia.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate