Exclusivo

Internacional

Filipe VI quer modernizar a monarquia espanhola para lhe salvar a reputação. Governo de Sánchez ajuda

Filipe VI está preocupado com a imagem pública da monarquia
Filipe VI está preocupado com a imagem pública da monarquia
Carlos Castro/Europa Press/Getty Images

O rei decidiu divulgar o seu patrímónio, para se demarcar das obscuras negociatas que forçaram o seu pai, Juan Carlos, ao autoexílio. Executivo decreta mudanças na forma de supervisão das finanças régias

Filipe VI quer modernizar a monarquia espanhola para lhe salvar a reputação. Governo de Sánchez ajuda

Ángel Luis de la Calle

Correspondente em Madrid

O rei Filipe VI e o Governo de Espanha puseram em marcha iniciativas importantes no processo de regeneração da Casa Real, gravemente afetada nos últimos anos devido aos escândalos, sobretudo financeiros, protagonizados por Juan Carlos I, pai e antecessor do atual soberano. Por um lado, o monarca tomou a decisão pessoal de tornar público e detalhar o seu património económico, gesto inédito na monarquia espanhola. Por outro, o Governo aprovou por decreto — fórmula de legislar que contorna o Parlamento — uma vasta reorganização da estrutura administrativa da Casa do Rei, que pretende torná-la mais transparente, eficiente e atual.

Fontes próximas do Palácio da Zarzuela, sede da monarquia, desvinculam estas medidas do possível regresso temporário a Espanha do rei emérito, após dois anos de exílio forçado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, sob proteção do emir. Encerrados os processos judiciais contra Juan Carlos, este anunciou a intenção de voltar ao país de vez em quando, de forma discreta e privada, para ver amigos e família.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate