Internacional

China Eastern Airlines retoma voos com Boeing 737-800 menos de um mês após acidente

China Eastern Airlines
China Eastern Airlines
MAURITZ ANTIN/REUTERS

Transportadora aérea chinesa garante que aviões só voltam ao serviço comercial após todas as verificações necessárias e um voo de teste

A China Eastern Airlines voltou a utilizar este domingo em voos comerciais os Boeing 737-800, menos de um mês após a queda de um avião do mesmo modelo que fez 132 mortos e que levou a companhia a paralisar duas centenas de aviões da sua frota.

A notícia foi adiantada pela agência Reuters que cita um site especializado em aviação.

Segundo o Flightradar24, o voo MU5843 da China Eastern, operado por um Boeing 737-800 com três anos, descolou este domingo de Kunming, no sudoeste do país, e aterrou em Chengdu, também no sudoeste da China. Na véspera, a mesma aeronave já tinha realizado um voo de teste.

Outro Boeing 737- 800 da China Eastern efetuou um voo de teste este domingo em Xangai, onde a companhia está sediada. A China Eastern adiantou à Reuters que efetuou testes sistemáticos e estruturais a todas as suas aeronaves, cujo regresso ao serviço será sempre precedido por um voo de teste.

Os Boeing 737-800 com números matrícula próximos do avião que se despenhou a 21 de março ainda estão a ser submetidos a verificações de manutenção e a procedimentos de avaliação, acrescentou a China Eastern.

Em março, um Boeing da mesma família que fazia ligação entre Kunming e Guangzhou caiu abruptamente da sua altitude de cruzeiro antes de colidir com as montanhas de Guangxi, provocando a morte dos 132 passageiros. Foi o pior aéreo nos céus chineses em 28 anos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate