Exclusivo

Internacional

Dor Shapira, embaixador de Israel em Portugal: “Não há soluções diplomáticas sem manter todas as opções sobre a mesa”

Dor Shapira, embaixador de Israel em Portugal: “Não há soluções diplomáticas sem manter todas as opções sobre a mesa”

Em Portugal há quatro meses, o novo embaixador de Israel quer reforçar a cooperação bilateral a nível político, comercial e cultural. Em entrevista ao Expresso, Dor Shapira abordou também as principais questões geopolíticas que implicam o Estado judeu

Amigo das caminhadas, campismo e crossfit, Dor Shapira trocou a aldeia de Kfar Shmuel por Lisboa. Formado em Relações Internacionais, com mestrado em Gestão, o diplomata considera o ponto alto da sua carreira ter ajudado o seu país a estabelecer relações com três nações árabes. Com um percurso de mais de 15 anos nos Negócios Estrangeiros — que incluiu colocações na Austrália e nos Estados Unidos, — fez ainda investigação e gestão de uma empresa israelo-palestiniana. O embaixador falou com o Expresso no início de uma semana festiva para o seu povo.

Israel foi pioneiro no combate à pandemia e na vacinação. Como estão a lidar com a variante Ómicron?
Foi bom termos começado a vacinar muito cedo. É por isso que mais de 60% já receberam a terceira dose. O Governo tem sabido reagir depressa. Agora adotaram restrições e medidas de combate que permitiram ajustarmo-nos à situação, mantendo a economia aberta. A mensagem que se passa ao povo é um exemplo para o mundo.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate