Internacional

Teste de ADN identifica bisneto de Sitting Bull, histórico líder indígena que derrotou o exército americano

Teste de ADN identifica bisneto de Sitting Bull, histórico líder indígena que derrotou o exército americano
Hulton Archive / Getty Images

Através de uma amostra de cabelo foi possível confirmar que um homem de 73 anos é bisneto do chefe indígena que liderou 1500 guerreiros nativos americanos e conseguiu derrotar cinco companhias de soldados do exército federal dos EUA

Tatanka-Iyotanka — mais conhecido por Sitting Bull, ou, em português, “Touro Sentado” — viveu entre 1831 e 1890. O chefe indígena, de etnia sioux hunkpapa, tornou-se histórico quando liderou 1500 guerreiros nativos americanos na Batalha de Little Bighorn, em 1876, e conseguiu derrotar cinco companhias de soldados do exército federal dos EUA, comandados pelo general Custer.

Há vários anos que um homem atualmente com 73 anos, chamado Ernie LaPointe, assegurava ser bisneto do célebre líder. Todavia, teve de aguardar 14 anos pela confirmação científica.

Esse foi o tempo necessário para conseguir recolher e analisar uma amostra de cabelo, armazenada em Washington D.C, pertencente a Sitting Bull.

“Acho que esta pesquisa de ADN é oura maneira de identificar a minha relação direta com o meu bisavô”, afirma LaPointe, citado pela BBC.

O método utilizado permite identificar graus de parentesco através de fragmentos de ADN de pessoas mortas há muito tempo.

A metodologia, além de comprovar que Ernie LaPointe é realmente bisneto do emblemático chefe indígena, abre também a possibilidade de encontrar outros descendentes vivos de figuras históricas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate