Exclusivo

Internacional

11 de Setembro. Diário dos dias em que o século XXI começou

11 de Setembro. Diário dos dias em que o século XXI começou
DOUG KANTER

Notas de um diário de política internacional onde a vida se cruza com a História. Textos, imagens e recortes de um ano que mudou as nossas vidas

Terça-feira, 11 de Setembro 2001
Lisboa-Porto-Angra do Heroísmo

Táxi para o aeroporto às 6h30. Apanhei o avião da Portugália para o Porto. O voo saiu a horas. Muitos gestores portugueses e espanhóis a bordo. Os primeiros liam sobretudo os jornais desportivos. “Benfica vai mesmo construir novo estádio,” “Luís Filipe Vieira garante na RTP1: ‘Mantorras não sai nos próximos dois anos’” na primeira página da “Bola”. “‘Durmo mal.’ Böllöni é o alvo de todas as atenções no Sporting” no “Record”. Não vi uma única pessoa no avião a ler um jornal internacional de referência. O tema dominante nas conversas que fui ouvindo foi o futebol. Somos um país paroquial e muito pouco informado.

Reunião empresarial em Matosinhos. Almoço no restaurante A Todo o Vapor. A reunião recomeçou um pouco depois das 14h. Ligaram-me às 14h20. Não atendi. Coloquei o telemóvel em silêncio. As chamadas continuaram. Às 14h30, tinha recebido 15. Estranhei. Algo estava a acontecer, mas o quê? A reunião prosseguiu. Dali a pouco, todos começaram a receber chamadas insistentes nos seus telemóveis. Um dos presentes atendeu e saiu da sala. Regressou logo e disse-nos: “Dois aviões bateram no World Trade Center com um intervalo de 15 minutos. Parece que caiu um helicóptero no Pentágono e houve uma explosão no Mall. A América está a ser atacada!” Surpresa geral à volta da mesa. A pessoa que tentava dirigir a reunião quis que os trabalhos continuassem. Tal não foi possível. O que estava a acontecer nos EUA era demasiado importante.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate