Internacional

Austrália pressionada para libertar família de refugiados detida na Ilha do Natal

Austrália pressionada para libertar família de refugiados detida na Ilha do Natal
Getty

Os Murugappan, refugiados tamil do Sri Lanka, chegaram ao país há quase uma década em busca de asilo mas acabaram transferidos para a ilha depois de uma decisão judicial impedir a sua expulsão da Austrália. Uma das filhas, de três anos, adoeceu gravemente e teve de ser levada para Perth, o que gerou uma onda de indignação contra a detenção da família

Austrália pressionada para libertar família de refugiados detida na Ilha do Natal

Mafalda Ganhão

Jornalista

A Austrália está sob pressão para libertar uma família detida na Ilha do Natal, refugiados tamil do Sri Lanka, depois de uma das crianças ter sido retirada da ilha por motivos de saúde.

Segundo a BBC, que cita amigos da família, Tharnicaa Murugappan, de três anos, tem sepsis e pneumonia. A situação clínica agravou-se, pelo que a menina foi esta segunda-feira levada para Perth com a mãe.

O casal e os filhos chegaram de barco à Austrália há quase uma década. Procuravam asilo mas acabaram transferidos para a Ilha do Natal (que é território australiano) em 2019, na sequência de uma decisão judicial que proibiu a sua expulsão do país.

Tem sido uma longa luta. Apesar de a cidade de Biloela, onde residia a família, lutar há anos para que esta aí possa permanecer, a batalha judicial arrasta-se sem fim à vista.

A doença de Tharnicaa trouxe nova visibilidade ao caso. Há dez dias que a menina adoeceu, explicou à BBC a advogada da família, sem que tenha melhorado após o internamento no hospital da ilha. A sua transferência para Perth, considerada urgente, acabou por gerar uma onda de indignação.

Esta terça-feira, a ministra do Interior, Karen Andrews, declarou que o Governo está a investigar uma série de opções para instalar a família. Já a ministra dos Negócios Estrangeiros adiantou que duas opções estão a ser consideradas: os EUA ou a Nova Zelândia.

Este é um reflexo das duras leis de imigração existentes na Austrália, onde os “não cidadãos ilegais”, como a família Murugappan, podem acabar detidos por tempo indeterminado.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate