Internacional

França anuncia criação de agência de combate à manipulação da informação

França anuncia criação de agência de combate à manipulação da informação
Fajrul Islam/GETTY IMAGES

A França prepara-se para criar uma agência nacional de combate à manipulação de informação com origem no estrangeiro que vise "desestabilizar o Estado", anunciou esta quarta-feira o secretário-geral da Defesa e Segurança Nacional, Stéphane Bouillon

Este novo serviço, ligado ao SGDSN, deverá iniciar as suas atividades em setembro e mobilizar até 60 pessoas que irão trabalhar com fontes abertas, ou seja, a partir de dados públicos, disse Bouillon durante uma audiência perante a comissão de defesa na Assembleia Nacional.

Para Stéphane Bouillon, "não se trata de corrigir ou repor a verdade, mas sim de poder detetar os ataques vindos do estrangeiro".

"Não se trata de fazer serviço de informação, o que nos interessa é o que se está a tornar uma pandemia de informação" e é proveniente "de um país estrangeiro ou de uma organização estrangeira que visa desestabilizar o Estado a nível político", sublinhou.

Bouillon assinalou que isso permitirá a políticos, diplomatas, justiça e imprensa perceber que das 400 mil informações divulgadas na rede social Twitter sobre um determinado assunto, 200 mil são criadas a partir de 'bots' (contas automatizadas).

"O nosso objetivo é detetar o mais rápido possível algo que está a crescer e poder denunciar o 'incendiário'. Depois de a floresta ser queimada, é triste, mas é tarde demais", concluiu.

Várias eleições serão alvo de particular atenção nos próximos meses, referiu a SGDSN, como as eleições gerais na Alemanha no final de setembro, "para poder tirar lições".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate