Internacional

Em Espanha há enfermeiros e médicos a caminhar quilómetros sobre a neve para chegar ao hospital

Com estradas e caminhos cobertos de neve devido à tempestade “Filomena”, e sem possibilidade de circular de carro, vários profissionais de saúde espanhóis andam quilómetros a pé para render os colegas nos turnos hospitalares

Uma hora e 45 minutos para fazer 17 quilómetros de caminho sobre a neve e chegar ao Hospital Puerta de Hierro, em Madrid, foi o tempo e a distância percorridos por um jovem médico interno este sábado. Também os enfermeiros Paco e Mónica caminharam 22 quilómetros para chegarem ao Hospital “12 de Octubre” e revezarem colegas da Unidade de Cuidados Intensivos.

O feito, que tem sido aplaudido nas redes sociais (onde circulam vídeos destes caminhantes), foi elogiado pelo ministro da Saúde. Salvador Illa destacou o empenho dos profissionais da saúde, mas para o jovem médico, citado pelo jornal “El Mundo”, “mais bravos são os companheiros que fazem turnos dobrados”.

Desde 7 de janeiro que a Península Ibérica sofre a influência desta intempérie, que apresenta níveis recorde de neve na região de Madrid, deixando camadas de 30 centímetros de altura de neve nas ruas e estradas da cidade.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate