Brexit. Britânicos residentes em Espanha impedidos de voar para casa
Cidadãos britânicos ficaram retidos no aeroporto de Heathrow, impedidos de embarcar rumo a Madrid e Barcelona
Cidadãos britânicos ficaram retidos no aeroporto de Heathrow, impedidos de embarcar rumo a Madrid e Barcelona
Jornalista
Nove cidadãos britânicos com voo de regresso a Espanha, país onde residem, foram impedidos este sábado de embarcar rumo a Madrid e ficaram retidos no aeroporto de Heathrow, uma vez que os funcionários da companhia aérea consideraram que os documentos de residência pré-Brexit já não eram válidos.
A embaixada britânica em Espanha defendeu, através de um post no Twitter, que “isso não deveria acontecer. As autoridades espanholas confirmaram novamente esta noite que o visto de residência (“green card”) é válido para a viagem de regresso”.
Um dos britânicos impedido de viajar é o jornalista Max Duncan que respondeu com ironia ao tweet da embaixada: “Obrigado por confirmarem que o green card é válido, que Espanha reconfirmou e que isso não deveria estar a acontecer”.
Duncan entrevistou um casal britânico no aeroporto que se encontrava na mesma situação. “Estamos a ir para casa. Espanha é casa”, disse a mulher, acrescentando que o marido está a ficar sem a medicação vital de que necessita.
O voo para Madrid não foi, no entanto, o único a ser afetado. Também no Twitter uma utilizadora britânica denunciou: “Estive em Heathrow durante 12 horas, foi recusado o voo da British Airways para Barcelona”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amcorreia@expresso.impresa.pt