Os departamentos do Comércio e do Tesouro do Governo dos Estados Unidos da América foram alvo de intrusões informáticas, admitiu este domingo um responsável do National Security Council, organismo que funciona na dependência da Casa Branca.
O alcance do ataque ainda está por determinar, bem como o tipo de documentos a que os piratas informáticos poderão ter conseguido aceder.
Esta intrusão acontece dias depois de a empresa norte-americana de cibersegurança FireEye ter admitido ter sido alvo de um ataque informático. A FireEye tem entre os seus clientes empresas privadas mas também entidades públicas. Alguns especialistas em cibersegurança admitem que o ataque pode ter vindo da Rússia.
Segundo o "New York Times", relativamente aos departamentos do Comércio e do Tesouro, as suspeitas apontam também para a Rússia, tendo este ataque alcançado os sistemas de correio eletrónico daquelas áreas do Governo norte-americano.
"Estamos a tomar todas as medidas necessárias para identificar e corrigir quaisquer questões relacionadas com esta situação", comentou, em comunicado, John Ullyot, porta-voz do National Security Council.
Nas últimas semanas têm-se sucedido as notícias de ataques informáticos a diversas entidades, com os piratas a conseguir entrar nos sistemas de algumas instituições de dimensão relevante.
Em alguns casos os "hackers" reclamam o pagamento de quantias avultadas para desencriptarem as pastas e ficheiros alcançados.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt