O Presidente de Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no Twitter, cerca das 6h desta sexta-feira em Portugal Continental, que testou positivo à covid-19, tal como a primeira-dama Melania Trump. Por isso, entram ambos em quarentena, já em período de plena campanha para as eleições presidenciais de 3 de novembro. Faltam 33 dias.
“Vamos iniciar imediatamente o nosso processo de quarentena e recuperação. Iremos passar por isto juntos”, escreveu na rede social.
Trump, de 74 anos, decidiu fazer o teste à covid-19 na noite de quinta-feira, depois de uma das suas assessoras, Hope Hicks, de 31 anos, ter tido resultado positivo ao teste, segundo confirmou o próprio Presidente à Fox News. Hicks viajou no Air Force One, o avião presidencial, na viagem até Cleveland, no Ohio, para o primeiro debate das presidenciais com Joe Biden.
Hope Hicks é a mulher de confiança de Trump, uma espécie de sombra nos corredores da Casa Branca. Durante esta semana acompanhou-o na preparação do primeiro debate presidencial e, depois disso, numa série de eventos de campanha. Foi fotografada na companhia do chefe de Estado e família, nomeadamente no Marine One, o helicóptero que transporta o líder americano em viagens de curta distância. Quarta-feira à noite a assessora desenvolveu sintomas de cov-19.
Fonte da Casa Branca garantiu também à Fox News, a estação televisiva mais próxima de Trump, que tanto o Presidente como a primeira-dama se estão a sentir “bem” e já iniciaram a quarentena na residência oficial.
O médico oficial do Presidente, Sean P. Conley, também já confirmou os testes positivos. Por agora, permanecem por esclarecer os efeitos da notícia na campanha presidencial de Donald Trump, a cerca de um mês das presidenciais americanas, agendadas para 3 de novembro.
“Esta noite recebi a confirmação de que quer o Presidente Trump quer a primeira dama Melania Trump testaram positivo ao vírus SARS-coV-2. O Presidente e a primeira-dama estão bem neste momento e planeiam permanecer na Casa Branca durante a sua convalescença”, escreveu o médico.
Depois do debate do passado dia 29 de setembro, estão agendados outros dois entre Trump e Biden. Um está previsto para 15 de outubro em Miami (Florida), outro para 22 desse mês em Nashville (Tennessee). Resta saber se este calendário será prejudicado pela doença do Presidente. A 7 de outubro debatem, em Salt Lake City (Utah), os candidatos a vice-presidente, Mike Pence (republicano) e Kamala Harris (democrata).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: correspondenteusa@expresso.impresa.pt