Exclusivo

Internacional

A operação secreta de Maduro que passou por Cuba e Bissau

Antes deste incidente, o Falcon YV2486 detido pela petrolífera controlada por Maduro fez uma escala suspeita nos Açores, sobre a qual o Expresso escreveu a 30 de março de 2019
Antes deste incidente, o Falcon YV2486 detido pela petrolífera controlada por Maduro fez uma escala suspeita nos Açores, sobre a qual o Expresso escreveu a 30 de março de 2019
YAMIL LAGE/AFP via Getty Images

Investigação. Avião foi enviado por Caracas para tirar figura próxima do Presidente venezuelano de prisão em Cabo Verde

Micael Pereira e Fernando Jorge Pereira

Os contornos sobre uma paragem em Bissau de quatro dias, entre 26 e 30 de junho, de um ­avião Dassault Falcon 900EX da PDVSA, a companhia petrolífera estatal da Venezuela, parecem extraor­dinários. Não tanto pelo que aconteceu, mas mais pelo que poderia ter acontecido. Embora não seja possível confirmar oficialmente a história junto dos Governos de Caracas e de Bissau, fontes ouvidas durante esta semana, numa colaboração entre o Expresso e o Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana parceira do ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação), permitem ter uma ideia aproximada do enredo à volta das movimentações feitas por aquele Falcon, de matrícula YV2486.

O envio do avião para Bissau fez parte de uma tentativa desesperada do Presidente Nicolás Maduro para libertar de uma prisão em Cabo Verde o empresário colombiano Alex Saab, com quem tem ligações suspeitas. Saab, um dos maiores beneficiários de contratos públicos na Venezuela, foi detido pela Interpol durante uma escala na ilha do Sal, ao final da tarde de 12 de junho, num voo privado que saíra de Caracas poucas horas antes.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate