Internacional

TikTok anuncia suspensão do serviço em Hong Kong devido à lei de segurança nacional

TikTok anuncia suspensão do serviço em Hong Kong devido à lei de segurança nacional
Justin Sullivan/Getty Images

“À luz dos eventos recentes, decidimos suspender a aplicação TikTok em Hong Kong”, disse um porta-voz do grupo chinês de tecnologia ByteDance. A suspensão completa deverá ser feita dentro de alguns dias, segundo o grupo que detém o TikTok

Os residentes de Hong Kong vão deixar de poder usar a rede social de partilha de vídeos TikTok no âmbito da lei de segurança nacional imposta pelo regime chinês, anunciou esta terça-feira a empresa. "À luz dos eventos recentes, decidimos suspender a aplicação TikTok em Hong Kong", disse um porta-voz do grupo chinês de tecnologia ByteDance, citado pela agência noticiosa France-Presse.

A suspensão completa deverá ser feita dentro de alguns dias, segundo o grupo que detém o TikTok.

Facebook, Google e Twitter confirmaram na segunda-feira que não vão responder aos pedidos de informações sobre os seus utilizadores, por parte do Governo e autoridades de Hong Kong, por respeito à liberdade de expressão. As quatro plataformas globais disseram que as suas equipas estão a analisar a controversa nova lei.

Hong Kong, antiga colónia britânica que regressou à China, em 1997, com a condição de que certas liberdades fossem mantidas, tem acesso ilimitado à Internet, ao contrário da China continental, onde redes sociais e vários órgãos de comunicação estrangeiros estão bloqueados.

Secessão, subversão, terrorismo e conluio

A China aprovou a lei de segurança nacional de Hong Kong na semana passada, visando punir "atos de secessão, subversão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras que ponham em risco a segurança nacional".

O documento surgiu após repetidas advertências do poder comunista chinês contra a dissidência em Hong Kong, abalada em 2019 por sete meses de manifestações em defesa de reformas democráticas e quase sempre marcadas por confrontos com a polícia, que levaram à detenção de mais de nove mil pessoas.

Em janeiro, o TikTok tinha 800 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate