Está dado o recado. Os governadores que não prenderem “durante um longo período de tempo” os manifestantes que continuam a sair às ruas em protesto pela morte de George Floyd vão “passar por idiotas”, afirmou o Presidente norte-americano, Donald Trump, esta segunda-feira, numa conferência por vídeo. “Vocês têm de controlar a situação. Se não o fizerem, vão estar a perder o vosso tempo. Eles [os manifestantes] vão levar a melhor e vocês vão passar por idiotas”, afirmou, de acordo com a CBS News.
Até ao momento, segundo uma contagem da agência de notícias Associated Press, foram detidas cerca de 4.100 pessoas nos protestos contra a morte do afro-americano às mãos da polícia. Houve manifestações em Nova Iorque, Filadélfia, Chicago e Los Angeles, entre outras cidades norte-americanas. Muitos desses protestos têm resultado em confrontos com a polícia. Ainda segundo Trump, o que os vários governadores devem fazer é “prender essas pessoas, vigiá-las”. “Se as prenderem durante dez anos, vão ver que isto não volta a acontecer.”
Ainda este domingo aconteceu um desses protestos junto à Casa Branca, tendo a polícia disparado gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes. O incidente ocorreu cerca de uma hora antes do recolher obrigatório decretado pelas autoridades (em vigor a partir das 23h de domingo, 04h em Portugal Continental).
O caso aconteceu na segunda-feira passada, em Minneapolis. George Floyd foi detido por suspeita de ter tentado pagar com uma nota falsa de 20 dólares num supermercado. Num vídeo filmado por uma das pessoas que assistiu à detenção, e amplamente divulgados nas redes sociais, vê-se um dos agentes da polícia a pressionar o pescoço da Floyd com o joelho durante longos minutos. George Floyd morreu por asfixia.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hrbento@expresso.impresa.pt